Início Economia Descubra 12 Ações Imperdíveis e Baratas que Podem Transformar Seu Portfólio!

Descubra 12 Ações Imperdíveis e Baratas que Podem Transformar Seu Portfólio!

0


A Oportunidade nas Ações Baratas da Bolsa Brasileira

Nos últimos tempos, analistas e gestores da área de renda variável têm alertado sobre a grande quantidade de ações subavaliadas na Bolsa brasileira. Apesar da melhora do Ibovespa ao longo do ano — que saltou de 120 mil pontos para 129 mil pontos — muitos investidores ainda acreditam que diversas ações estão longe de seus valores justos. Isso pode significar uma ótima chance para aqueles dispostos a arriscar e investir em ativos em períodos de incerteza.

Carlos Müller, sócio da Garoa Wealth Management, afirma que "o cenário ainda apresenta boas oportunidades para quem busca uma visão de médio a longo prazo". Para ele, algumas empresas de qualidade continuam apresentando resultados positivos e estão se tornando cada vez mais baratas em relação ao que oferecem.

O Que Está em Jogo?

A perspectiva é clara: empresas sólidas provavelmente se beneficiarão assim que o mercado realizar uma reprecificação, segundo Fernando Camargo Luiz, fundador e gestor na Trópico Investimentos. Luiz menciona que “ainda existem várias oportunidades que estão disponíveis a preços muito atraentes”.

Dentre essas oportunidades, quatro gestores de investimento compartilham as ações que consideram valiosas no momento e explicam suas expectativas de valorização.

O Varejo Sob a Lente Crítica

A perspectiva pessimista sobre o setor de varejo tem gerado impacto nas cotações das empresas dessa área. Contudo, João Mamede, gestor de equity da AZ Quest, acredita que ainda é possível encontrar algumas opções com boas perspectivas. Um exemplo é a C&A, que, segundo ele, tem mostrado resultados superiores ao seu maior concorrente, a Renner, enquanto apresenta um preço razoável.

Além disso, a AZ Quest também aponta a Vivara como uma empresa promissora. Embora as ações tenham registrado uma queda de aproximadamente 12% nos últimos 12 meses, Mamede acredita que a empresa possui fundamentos robustos e um valuation atrativo.

As Apostas em Empresas do Setor Alimentício

JBS (JBS33)

Uma das ações que merece destaque é a da JBS. Mamede justifica a inclusão da companhia em sua lista de ações baratas, graças aos planos de listagem da empresa no mercado dos Estados Unidos. Historicamente, o setor de proteínas tem múltiplos menores, mas um IPO nos EUA poderia impulsionar sua valorização.

De acordo com o gestor, "uma leilão no mercado considerando empresas que atraem maior público de investidores pode ser um forte motor para a valorização das ações".

Energia e Sustentabilidade

Dentre os gestores de investimento, há um consenso sobre algumas empresas de energia que estão cobertas de oportunidades. Uma delas é apontada por Fernando Camargo Luiz como "uma das mais baratas do mercado". Embora a provedora de internet ainda não gerasse caixa operacional, ele acredita que isso é uma realidade que logo mudará, devido a aquisições que a empresa fez recentemente.

Além disso, uma empresa de energia deve anunciar uma nova política de dividendos que promete a distribuição de até 100% dos lucros. Camargo ressalta que a gestão é sólida e “o retorno é atrativo” — um argumento forte para considerar essa empresa em sua estratégia de investimento.

Setor Imobiliário em Alta

Outra ação que desperta a atenção de investidores é a Allos, uma administradora de shoppings. Luiz ressalta que a empresa teve um desempenho “sólido” no último trimestre de 2024, com aumento nas vendas e ocupação, além de uma robusta geração de caixa. A taxa de capitalização da Allos é de 18%, significativamente superior à média de 7% do setor, refletindo uma gestão eficaz.

Para quem está de olho em investimentos em fundos imobiliários, Luiz observa que muitos estão com ativos não tão competentes e com taxa de capitalização elevada. "Allos é, sem dúvida, um investimento óbvio", diz o especialista.

Tecnologia e Inovação

Bemobi Mobile Tech (BMOB3)

A Bemobi é uma empresa carioca focada na distribuição e monetização de aplicativos e serviços digitais. Embora tenha sido comparada com empresas de telecomunicação e isso tenha afetado seu valuation, Luiz acredita que a companhia está apresentando um desempenho notável, com aumento significativo na receita e geração de caixa.

Ânima (ANIM3)

A Hike Capital, por sua vez, está otimista com a Ânima, uma empresa do setor educacional. O gestor Ângelo Belitardo prevê que em 2026 a empresa poderá ter um fluxo de caixa livre ao acionista de R$ 1 bilhão, o que representa um retorno de 100%. Para ele, isso poderia iniciar um processo de valorização substancial dos papéis.

Movimentações no Setor Farmacêutico

Pague Menos (PGMN3) e Panvel (PNVL3)

Ao analisar o setor farmacêutico, Belitardo coloca as redes Pague Menos e Panvel em destaque, considerando-as opções mais atraentes quando comparadas a concorrentes como Raia Drogasil e d1000. Ambas as empresas têm mostrado melhora na geração de caixa e na estrutura de custos, resultando em margens mais robustas.

O cenário atual pode gerar otimismo, pois um possível aumento da taxa de juros poderá levar essas companhias a um crescimento acelerado no caixa e no lucro.


A conversa sobre investimentos na Bolsa brasileira está longe de acabar. Apesar da volatilidade e incertezas do cenário econômico, gestores prestigiados continuam a ver oportunidades em setores variados. Agora é hora de refletir sobre sua estratégia de investimento e considerar o que o mercado tem a oferecer. Você está pronto para explorar essas ações baratas? O que você acha sobre as empresas mencionadas? Compartilhe suas opiniões!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile