Em dezembro de 1992 foi assinado entre os países da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado de Maastricht, que tinha como finalidade especial, a livre circulação de mercadorias, capitais, pessoas, serviços, além de uma política comercial comum. A partir dessa integração, abriu-se a porta para a criação de uma moeda única entre esses países, o Euro. Criado em 1999 e consolidado em uso em 2000, o Euro foi a unificação das moedas usadas pelos países da CEE, tendo como economia base a alemã, com seu Banco Central, o Bundesbank.
Em reunião com a Comissão de Relações Exteriores do Senado, o ex-Ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil seria igual a Alemanha em um cenário de moeda comum na América do Sul, sendo a economia base para essa moeda de troca. Dentre os países que compõem o Mercosul, o Brasil tem a maior estabilidade econômica, fiscal e inflacionária, que Guedes usou como argumento para sua afirmação.
No caso do Peso-real, não está sendo discutida a criação de uma moeda única, como o Euro, mas sim a criação de uma moeda comum. A diferença entre elas é simples, uma moeda única é criada para substituir as já existentes e em circulação nos países que a adotaram. Já a moeda comum vem como uma simples moeda de troca entre os países, assim, mantendo suas moedas locais.
Para um possível cenário de moeda única no Mercosul, é necessário que haja, antes, uma convergência de leis tributárias, alfandegárias, fiscais, como também a livre movimentação de capitais, até porque se trata de uma ÚNICA moeda entre os países. Além do mais, Brasil, Argentina, e outros membros pertencentes ao Mercosul, não são agraciados com os melhores passados no quesito inflacionário.
Os indicadores acima demonstram como é notória a fraqueza e deficiência da economia argentina, tendo sua inflação acima de dois dígitos desde 2015, com sua curva de juros se expandindo concomitantemente. Todos esses fatores influenciam na desvalorização do Peso argentino, que passou a valer 208 Pesos argentinos (ARS) por 1 dólar, na cotação oficial do governo.
Um tanto quanto melhor que a Argentina, o Brasil não pode sair cantando vitória. Apesar de ter os melhores resultados econômicos entre os países pertencentes ao Mercosul, o Brasil ainda tem alguns problemas que impedem a estabilidade inflacionária e econômica local, mesmo com uma taxa real de juros de 8,15%. Essa, de acordo com a tabela acima, é o que “brilha” nos olhos dos investidores estrangeiros, criando um fluxo de positivo de dólares para o Brasil.
Analisando os resultados econômicos das duas maiores economias da América do Sul, fica difícil idealizar uma moeda única vigente para o Mercosul que teria êxito no curto e médio prazo. Entretanto, seria mais viável para essa linha de pensamento, uma moeda pareada à reserva mundial, o dólar. Essa, seria uma espécie de currency board (moeda conversível), ou seja, cada dólar entrado no bloco é igualmente transmutável à moeda local.
Considerando a complexidade das economias envolvidas e as muitas transformações necessárias para a criação de uma moeda comum estável, juntamente com um bloco econômico integrado fiscal, aduaneira e tributariamente, o Peso-real está sendo projetado para ser uma moeda exclusivamente de troca e comércio entre os países. Embora a criação de uma moeda única seja um objetivo a longo prazo, é importante que cada país mantenha sua soberania econômica e fiscal no curto prazo para garantir a estabilidade e o progresso em suas economias individuais.