Gleisi Hoffmann pede ajuda do governo brasileiro para Cuba após passagem do furacão Oscar
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez um apelo para que o governo brasileiro preste assistência a Cuba, que enfrenta uma crise no sistema elétrico e está sofrendo os impactos da passagem do furacão Oscar pelo país.
Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar destacou a importância de o Brasil se solidarizar com Cuba neste momento difícil. “Nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu Gleisi em sua conta no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira (23).
Além disso, Gleisi convocou os seguidores para apoiarem a campanha do PT intitulada “Ajude Cuba a se reerguer”. Segundo o partido, Cuba sempre foi solidária com o mundo e agora é hora de retribuir o apoio que recebeu.
A parlamentar também criticou o bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba, ressaltando a resistência do povo cubano mesmo diante das dificuldades. “Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil”, afirmou Gleisi.
A campanha de solidariedade a Cuba conta com o apoio de artistas, políticos e ativistas ligados à esquerda, como Frei Betto, o ator José de Abreu, a ativista Marília Guimarães e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT).
Para ajudar, estão sendo arrecadados roupas, pilhas, itens de higiene e alimentos em postos estabelecidos em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Niterói, Vitória e Maricá. Além disso, a campanha também está recebendo doações em dinheiro, que serão repassadas diretamente para a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.
A solidariedade internacional é fundamental em momentos de crise como o que Cuba enfrenta atualmente. Ao unir esforços, é possível levar apoio e esperança para aqueles que mais precisam. Vamos juntos ajudar Cuba a se reerguer e mostrar que a união e o amor ao próximo são os caminhos para superar desafios.
Se você deseja contribuir com essa causa humanitária, entre em contato com os pontos de coleta mais próximos ou faça uma doação financeira. A força da solidariedade é transformadora e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Juntos somos mais fortes e capazes de construir um mundo mais justo e igualitário. Vamos dar as mãos e mostrar que a empatia e o apoio mútuo são os pilares de uma sociedade verdadeiramente humana.