O IPCA-15, conhecido como a prévia da inflação, será divulgado nesta quarta-feira (25). A expectativa do consenso de mercado é de uma variação de 0,29% em setembro, de acordo com especialistas da Warren. Eles seguem com essa projeção, citando alguns pontos de destaque.
A Warren espera uma menor deflação no grupo alimentação no domicílio, com destaque para alimentos in natura, cereais e carnes, passagem aérea e energia elétrica devido ao acionamento da bandeira vermelha 1 em setembro. Por outro lado, a gasolina deve mostrar uma alta mais contida e o grupo Educação deve apresentar uma variação positiva, porém menor do que a leitura anterior.
Em relação à composição qualitativa da inflação, a média dos núcleos não deve apresentar grandes diferenças em relação a julho, mas pode mostrar uma elevação em relação a agosto. Além disso, o grupo de serviços subjacentes deve desacelerar, puxado pelos itens Refeição, Conserto de automóvel, Condomínio e Serviço Bancário.
A Warren espera uma aceleração leve em relação ao IPCA de agosto, com destaque para o grupo de serviços intensivos em trabalho, que deve apresentar uma variação acima do observado nas prévias de julho e agosto.
Pontos de atenção para a próxima divulgação do IPCA-15, segundo a Warren, incluem o risco altista na alimentação no domicílio, a influência do cinema e a surpresa que a passagem aérea pode trazer. A projeção da casa para o IPCA-15 de 12 meses está em 4,29%, alinhada com as expectativas do mercado.
Em resumo, a divulgação do IPCA-15 é aguardada com atenção pelos especialistas da Warren, que se mantêm firmes em suas projeções. A expectativa é de alguns ajustes em relação às leituras anteriores, destacando-se a alimentação, a gasolina e os serviços intensivos em trabalho. Acompanhe as próximas atualizações para mais detalhes sobre a inflação no Brasil.