Caros leitores, digníssimas leitoras,
Encerrado o “mês mais longo do ano”, o setor automotivo brasileiro mostrou sinais de sobrevida, com quase 197 mil carros vendidos. Embora isso represente um crescimento de 1,4% em relação a agosto do ano passado (194 mil unidades), houve uma retração de 8,8% em comparação com julho, quando as vendas chegaram a 216 mil unidades impulsionadas pelos incentivos fiscais.
No acumulado de janeiro a agosto de 2023, o setor registra 1,35 milhão de unidades vendidas, um crescimento de 11,2% em relação aos 1,21 milhão do mesmo período de 2022. Contudo, esse desempenho positivo exige uma análise mais detalhada.
A Realidade por Trás dos Números
A média diária de vendas deste ano é de 7,96 mil unidades, ligeiramente superior à do ano passado (7,86 mil).
Mas aqui está o ponto crítico: as vendas de julho e junho foram infladas pelo pacote de incentivos fiscais do governo federal, criando uma falsa impressão de crescimento contínuo.
Resumo: “Venderam o jantar para comprar o almoço”.
Com o esgotamento dos carros beneficiados no início de agosto, o mercado voltou a patamares mais realistas.
Há Esperança de Melhorias?
- Taxas de Juros Menores:
- A taxa média de financiamento caiu para 1,81% ao mês em julho, a menor em 21 meses.
- Comparado aos 2% de janeiro, é uma boa notícia.
- Contudo, estamos longe dos 1,3% ao mês observados há três anos, e com a Selic ainda elevada, grandes quedas parecem improváveis.
- Recuperação de Marcas Tradicionais:
- Honda Automóveis se destacou com 42,3% de crescimento neste ano. A chegada do novo HR-V foi um sucesso, colocando a marca de volta ao jogo.
- O HR-V foi o 9º carro mais vendido em agosto, mesmo com preços entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
- Volkswagen também reagiu, crescendo 34% e aumentando sua participação de mercado de 12,9% para 15,5%.
- Honda Automóveis se destacou com 42,3% de crescimento neste ano. A chegada do novo HR-V foi um sucesso, colocando a marca de volta ao jogo.
A Ascensão Vermelha: A China Chegou e Não Brinca!
- Carros eletrificados são o grande destaque do setor.
- Em agosto, 1 em cada 2 carros eletrificados vendidos foi de marca chinesa (BYD, GWM, CAOA-Chery).
- A BYD dominou o mercado de carros 100% elétricos, com 60% de participação.
Os chineses estão conquistando o mercado rapidamente, oferecendo tecnologia eletrificada com qualidade e preço competitivo, enquanto montadoras tradicionais tentam acompanhar essa nova dinâmica.
Conclusão: Perspectivas Para o Setor
Apesar de um crescimento inflado pelos incentivos fiscais, os números de agosto revelam a retomada de marcas tradicionais, como Honda e VW, e a consolidação da China como protagonista no mercado de veículos eletrificados.
O cenário segue desafiador, com taxas de juros ainda altas e incertezas no médio prazo. Entretanto, a eletrificação e a competição acirrada prometem transformar a dinâmica do mercado nos próximos meses.
Preparem-se, porque o jogo no setor automotivo está só começando!