Ibovespa tem pior semana desde a pandemia e dólar dispara


O Ibovespa caiu 18,12% na semana encerrada nesta sexta-feira (30), no pior resultado desde março de 2020, quando o início da pandemia de covid-19 provocou fortes perdas nos mercados. O índice fechou o último pregão em baixa de 0,75%, aos 167.921,80 pontos, após cinco sessões seguidas de desvalorização. A queda ocorreu principalmente depois da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (25), resultado que contrariou as expectativas de parte dos investidores.

Na segunda-feira (26), primeiro pregão após a eleição, o principal índice da Bolsa brasileira recuou 13,88%, sua maior queda diária desde março de 2020. A intensidade do movimento levou a B3 a acionar o circuit breaker, mecanismo que interrompe temporariamente as negociações diante de oscilações extremas.

Naquela sessão, a Bolsa perdeu cerca de R$ 734 bilhões em valor de mercado. Ao longo dos cinco pregões, o Ibovespa recuou aproximadamente 37,2 mil pontos. Desde o recorde de fechamento, registrado em 9 de outubro, quando atingiu 209.066,90 pontos, o índice acumula perda de cerca de 41 mil pontos.

Perda semanal está entre as maiores desde 1994

A queda de 18,12% foi a quinta maior desvalorização semanal do Ibovespa desde o início do Plano Real, em julho de 1994. O dado consta de levantamento da consultoria Elos Ayta com informações da B3.

As perdas semanais mais intensas nesse período ocorreram em outubro de 1997, durante a crise financeira asiática, quando o índice caiu 22,17%; em outubro de 2008, no agravamento da crise financeira internacional, com recuo de 20,01%; e em março de 2020, no começo da pandemia, quando a baixa chegou a 18,88%.

O resultado da semana também igualou, com duas casas decimais, a desvalorização registrada na semana dos atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Com o tombo recente, o ganho acumulado pelo Ibovespa em 2026, que chegou perto de 30%, diminuiu para aproximadamente 4%.

Dólar registra maior avanço semanal desde 2008

O dólar comercial fechou esta sexta-feira cotado a R$ 5,444, com alta de 1,05% no dia. Na semana após a reeleição de Lula, a moeda americana avançou 9,04% em relação ao real, maior valorização semanal desde outubro de 2008, durante a crise financeira internacional.

A cotação de fechamento foi a mais alta de 2026. Durante o pregão de sexta-feira, o dólar oscilou entre R$ 5,387 e R$ 5,462. Em outubro, acumulou valorização de aproximadamente 5,2%.

Na segunda-feira, a moeda ultrapassou R$ 5,60 durante as negociações e encerrou o dia a R$ 5,403, com alta de 8,21%. Foi a maior valorização diária desde janeiro de 1999.

Incertezas fiscais entram no radar dos investidores

A reação negativa dos mercados reflete a preocupação com os rumos da política econômica no próximo mandato de Lula. Parte dos investidores esperava uma alternância de poder, com a vitória do senador Flávio Bolsonaro (PL), e uma possível mudança na condução da política econômica e das contas públicas. A reeleição do petista reverteu essa expectativa e elevou a percepção de risco fiscal.

O cenário externo também contribuiu para a volatilidade. Entre os fatores acompanhados pelos investidores estão as decisões sobre juros nos Estados Unidos e na Europa, conflitos geopolíticos, o desempenho das empresas e sinais de desaceleração das principais economias.

No Brasil, a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, está marcada para a semana seguinte. A taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75% ao ano. Levantamento divulgado pela B3 na quinta-feira (29), com base nos contratos negociados no mercado, indicou probabilidade de 63,1% de manutenção desse patamar.

A chance de redução da Selic para 13,50% era de 28%. A mudança nas expectativas reflete a cautela dos investidores diante das incertezas sobre a política monetária e a trajetória fiscal do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Recentes

Cafeicultora colombiana bate recorde em leilão após perder casa em incêndio

María Nilsa Garzón Díaz, produtora rural de Rosas, no departamento colombiano de Cauca, vendeu um lote de café por...

Quem leu, também se interessou