Elon Musk, à frente da xAI, lançou fortes críticas contra empresas concorrentes no campo da inteligência artificial, como OpenAI, Google e Antrópico. Ele as acusou de serem tendenciosas em questões de cultura e política, especialmente em um momento em que sua empresa apresentava a versão beta do seu chatbot Grok. Para Musk, a corrida pela IA deve ser vencida pelo Grok.
Principais Destaques
No início da semana, Musk anunciou o teste do Grok 4.2 na plataforma X, afirmando: “Críticas construtivas são bem-vindas. O Grok 4.2 aprende rapidamente, então teremos melhorias toda semana.” Após o lançamento, Musk começou a compartilhar comparações entre as respostas de seu chatbot e os de concorrentes, como o Gêmeos do Google e o ChatGPT da OpenAI.
Um exemplo que chamou a atenção foi quando os chatbots foram questionados se os EUA foram construídos em “terras roubadas”. O Grok foi o único a responder “Não”, enquanto os outros mencionaram que era um tema complicado. Musk destacou que essa diferença prova que o Grok 4.2 é “direto”, alegando que os outros chatbots são mais “mornos” em suas respostas.
Ele também citou um post de Katie Miller, esposa do vice-chefe de gabinete da Casa Branca, que elogiava o Grok por seu posicionamento claro sobre a “Teoria Crítica da Raça” nas escolas, um assunto que ressoa com o público conservador.
- O Grok errou o gênero de Caitlyn Jenner.
- O chatbot respondeu “sim” à pergunta se o “Orgulho Branco” era aceitável.
- As ações afirmativas foram classificadas como “racistas”.
Frases Impactantes
Musk comentou no Twitter: “O Grok precisa vencer ou seremos governados por uma IA insuportavelmente moralista.” Ele comparou o Grok, que se opôs à decisão do governo canadense de bloquear contas bancárias de caminhoneiros antisetições, com a avaliação oposta do Claude.
Leia Também
‘; ?>
Essa não é a primeira vez que Musk critica empresas rivais. Sua disputa com a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, é conhecida, incluindo uma batalha judicial intensa. Musk, cofundador da OpenAI, processou a companhia em 2024, alegando que ela havia abandonado o objetivo de desenvolver uma Inteligência Artificial Geral de código aberto, focando no lucro.
A OpenAI respondeu com um contraprocesso, afirmando que Musk queria que a empresa fosse “com fins lucrativos” em 2017, enquanto ele atuava como CEO. Desde então, a troca de farpas entre Musk e Altman se intensificou. Recentemente, Musk republicou uma alegação de que o ChatGPT estaria ligado a vários suicídios, alertando: “Não deixe seus entes queridos usarem o ChatGPT.”
Ataques de Musk ao Google Gemini
No início de 2024, a ferramenta de geração de imagens do Gêmeos do Google recebeu críticas severas por produzir imagens imprecisas, como vikings negros e uma mulher asiática vestindo uniforme militar alemão da Segunda Guerra. Musk reagiu dizendo: “Estou feliz que o Google tenha exposto sua programação insana e racista com a geração de imagens por IA.”
Musk e suas críticas à Anthropic
No passado, Musk raramente direcionou críticas ao Antrópico. Contudo, à medida que a empresa ganhou destaque com produtos como o Claude Cowork, ele começou a se preocupar com a competitividade dela. Ele expressou que a Antrópico fez um trabalho especial em programação, resultando em frustrações para os engenheiros da xAI, e insinuou que isso não seria favorável para a empresa no longo prazo.
Após o anúncio de que a Antrópico arrecadou US$ 30 bilhões em financiamento e alcançou uma avaliação de US$ 380 bilhões, Musk não hesitou em atacar, fazendo afirmações infundadas de que sua IA “odeia brancos, asiáticos e homens heterossexuais”.
*Fonte: Forbes.com
A nova versão deste artigo mantém o foco em tornar a leitura agradável e fluida, explorando temas complexos de maneira acessível e envolvente. As informações foram organizadas para facilitar a navegação e compreensão do leitor, utilizando estruturas visuais como listas, enquanto se adéqua às melhores práticas de SEO.




