Muitas vezes, os investidores iniciantes, se deparam com alguns termos diferentes e confusos, relacionados tanto a economia quanto ao mercado de capitais. Dentre esses conceitos, vemos o, Nonfarm- Payroll, ou como é conhecido popularmente, Payroll.
O que é o Payroll?
Na tradução, Payroll significa “folha de pagamento” e mostra os principais dados relacionados a criação de novas vagas de emprego não-agrícolas, relacionados ao mês anterior, dos Estados Unidos. Ele é divulgado pelo Bureau of Labor Statistics (BLS). Em dias de sua divulgação, que geralmente são na primeira sexta-feira do mês às 8h30 de Washington D.C., os mercados, principalmente, bolsas de valores e futuros cambias, tendem a operarem com grande volatilidade. Este cenário de grande volatilidade pode beneficiar algumas pessoas dentro do mercado, que são os Traders. Como sua estratégia é a compra e venda de ativos no intraday (mesmo dia), a volatilidade antes e depois do resultado pode lhes proporcionar boas operações com lucro.
Qual sua finalidade?
Como o já dito, o Payroll, mostra a saúde empregatícia dos Estados Unidos e sua análise é de suma relevância e, por estarmos tratando da maior economia do mundo, ele se apresenta como um “termômetro” da economia norte americana. Quando o resultado da criação de empregos vem abaixo ou igual ao esperado, pode-se dizer que a economia terá uma estagnação ou arrefecimento, trazendo assim uma queda na arrecadação federal e encolhimento do PIB. Por outro lado quando o resultado vem acima do esperado, podemos constatar um aquecimento econômico, com maiores arrecadações, alta no PIB e valorização do dólar perante as moedas internacionais.
Relação Payroll x Inflação
É de se esperar que a inflação aumente quando os números do Payroll saem muito maior que o esperado. De primeiro momento temos uma alta nos trabalhadores que passaram a receber salários, assim, mais salários, significa mais dinheiro circulando na economia e, portanto, sendo gasto, porém a oferta dos produtos comercializados não acompanha a demanda em tão curto espaço de tempo, trazendo uma alta nos preços e concomitantemente a alta na inflação.
Outros indicadores relevantes do Payroll
Ganho médio por hora
Com este indicador podemos ter a noção da variação do valor médio recebido por hora trabalhada. Os resultados obtidos nesse relatório podem influenciar no poder de consumo da população, uma vez que mostra um aumento ou queda da renda pessoal.
Balança comercial
Neste índice, registra-se a diferença entre as importações e exportações. Maior demanda dos produtos fabricados nos EUA, representa maior exportação, e, consequentemente, valorização da moeda local, o Dólar.
Desemprego
Um dos principais objetivos do Payroll é relatar a porcentagem de pessoas, em idade ativa, que durante os 30 dias anteriores foram a procura de vagas de trabalho.
Em geral, o Payroll, irá nos informar a condição da economia dos Estados Unidos, não somente no macroeconômico, como também no microeconômico, ressaltando a capacidade gerar empregos para as industrias e comércios. Servindo como uma forma de medir a temperatura de seu país.